quarta-feira, 23 de abril de 2014

Volvo V40 Cross Country

Fotos: Diego Cardoso, Daniel Bicalho / Texto: Delfino Mattos
Pouco tempo após seu lançamento, o hatchback Volvo V40 já começa a ser notado nas ruas, para reforçar sua presença e agradar aqueles que procuram um carro que tenha alguma capacidade a mais de passar por terrenos irregulares, a fabricante sueca lançou uma nova versão do seu modelo de entrada, trata-se do V40 Cross Country, sobrenome que na hierarquia Volvo define os modelos com aptidão fora de estrada.


Visualmente os destaques da nova versão ficam por conta no para-choque dianteiro, que teve a parte inferior remodelada com os sinalizadores de LED passando para a posição vertical, decorando um grande aplique de plástico preto, a grade recebeu uma régua cromada e padrão de colmeia, saias laterais, espelhos negros, rack de teto de alumínio (com capacidade para até 75 kg de carga), para-choque traseiro redesenhado com novas saídas de escape e um novo aerofólio.
image host image host image host
As rodas aro 18 de design exclusivo vêm com pneus de diâmetro maior, passando de 225/40 para 225/45, que junto com os amortecedores e molas mais extensos foram os responsáveis por deixar o modelo é 40 mm mais alto que os outros V40. No interior, não houve grandes mudanças, além de uma maior opção de cores nas forrações de couro, sendo a única versão do V40 a ser oferecida com revestimento bicolor nos bancos.
image host image host image host
image host image host image host
Na parte mecânica, o destaque fica por conta da tração integral Haldex de 5ª geração, que usa um sistema de embreagens no diferencial controladas por bomba elétrica. A tração é distribuída prioritariamente dianteira (na proporção de 90%/10%), mas pode chegar até 50% do torque para as rodas traseiras em condições de baixa aderência. 
image host image host image host
Para compensar os 113 kg de peso extra em relação à versão “normal”, o motor  2.0 turbinado com cinco cilindros em linha B5204T8 foi calibrado com 30 cv a mais, resultando em  210 cv a 6.000 rpm e 30,7 mkgf de torque entre 2.700 rpm e 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca, que leva o carro a velocidade máxima de 210 km/h e de 0 a 100 em 7,2 segundos.

image host image host image hostimage host image host image host
A Volvo optou por trazer somente modelos completos, assim, o V40 Cross Country vem com : teto panorâmico, sete air bags, controle de frenagem em rampas (HDC), faróis de xenônio direcionais com lavadores, ar-condicionado dual zone, sistema multimídia com tela de 7″, bancos e volante revestidos de couro com várias combinações de cor, controles de estabilidade e de tração, sensores de chuva e crepuscular, controle de cruzeiro e o serviço de resgate e rastreamento Volvo Call.
image host image host image host
Os únicos opcionais do V40 Cross Country são o Pacote High Tech, por R$ 10 000,00 que adiciona assistente de estacionamento com sensores traseiro e dianteiro, câmera traseira, GPS e leitor de DVD.
O Pacote Safety, oferecido por R$ 15 000,00 traz airbag externo para pedestre, sistema de informação de pontos cegos (BLIS), controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego na transversal (para saídas de estacionamentos), detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, sistema de leitura de placas de sinalização, aviso de mudança de faixa por distração.
image host image host image host
Para finalizar, o carro pode ser equipado com acessórios de concessionária, como o sistema multimídia com acesso à internet (via 3G ou 4G do celular ou modem) Sensus Connected Touch (R$ 7.690), rodas aro 19, e decorações adicionais na carroceria, como um aerofólio mais agressivo (R$ 2.469). Assim, apesar do preço básico do modelo ser de R$ 141 500,00 a versão completa pode chegar próximo aos R$ 200 mil.

O LDB Machines teve a oportunidade de fazer um test-drive com o modelo, nos chamou muito a atenção, a suavidade com que o carro roda no asfalto irregular, mesmo possuindo rodas de aro 18" e pneus com perfil baixo. Rodando tranquilamente com o carro, não se ouve o ruído do motor, outro destaque é o funcionamento da transmissão automática, que mesmo não se tratando de um câmbio com dupla embreagem, apresenta operação bastante suave em que mal se nota as trocas de marchas. 
image host image host image host
O motor cinco cilindros turbinado se mostrou adequado ao V40 Cross Country, no trânsito urbano é mais que o suficiente, com o carro se mostrando ágil o tempo todo e na estrada, andando dentro dos limites da lei, ou até um pouco acima, dificilmente alguém terá o que reclamar.
image host image host image host
Não tivemos a oportunidade de testar os equipamentos de conforto e entretenimento, mas o cuidado no acabamento e design do interior já tornam a vida a bordo bastante agradável.

Agradecimentos à concessionária Open Point Volvo Cars de Londrina por permitir as fotos e pelo test-drive. A loja fica na avenida Tiradentes, 1800. O telefone é 3378 9800. 

0 comentários :

Postar um comentário