quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Pequenas Notáveis #2

Em virtude da data de hoje resolvi fazer outro post sobre as miniaturas da minha coleção, o primeiro foi em 2012 e você pode conferir aqui. Nesses quase 5 anos muita coisa mudou, menos a minha paixão pelas máquinas em miniatura.

Quarteto de M3 todas na escala 1/18

As miniaturas são disponibilizas em escalas, as mais comuns são as 1/64 (Hot Weels), 1/32 (os populares modelos de fricção), 1/18 (aquela famosa Ferrari F50 da promoção Shell) e 1/43 (geralmente são aquelas que vem numa caixinha de acrílico, vendidas em bancas de revista), a escala representa o tamanho da miniatura comparado ao modelo de verdade, por exemplo, a 1/43 é 43 vezes menor do que o carro de verdade, e quanto maior a escala menor é a miniatura. 
Meu foco principal é a escala 1/64, 64 vezes menor que o de verdade, por ser mais acessível e ocupar menos espaço também, meus favoritos são réplicas de filmes, desenhos e séries, mas  a coleção é composta também por muscle cars e super esportivos, são cerca de 700 modelos, distribuídos principalmente entre os fabricantes Hot wheels, Greenlight, Kyosho, Maisto, Matchbox, além de algumas customizações feitas por mim e amigos, abaixo alguns exemplares que gosto bastante.

Nave do cristal, da série Breaking Bad - escala 1/64 da marca Greenlight

Farmtruck, do programa Corridas Proibidas - escala 1/64 da marca Greenlight

The Homer, do episódio Irmão, onde estarás, da segunda temporada de Os Simpsons - escala 1/64 da Hot Wheels

Exemplares da franquia Velozes e Furiosos - escala 1/64 algumas são customizadas

Modelos dos filmes Caça Fantasmas, Férias Frustradas, De volta para o futuro e do saudoso desenho Scooby doo - escala 1/64

Um pouco dos meus modelos de Kombi - escala 1/64

Nesse meio do colecionismo fiz muitas amizades, a partir dessas amizades surgiu até um grupo de colecionadores, o Diecast Norte do Paraná, cujo objetivo principal é a parceria, a fim de garantir as miniaturas procuradas pelos membros a preço de custo, evitando a especulação do mercado paralelo, e dessa parceria surgiu estas duas miniaturas comemorativas exclusivas.


Modelos Hotwheels customizados por mim


Comecei colecionar a escala 1/43 por conta de um dos meus carros preferidos, o Chevrolet Opala, o primeiro foi um modelos SS 1976 e quando me dei conta já tinha mais de 15 variações. 

Com exceção dos três primeiros, todos são da escala 1/43
Essa escala também rendeu algumas customizações e criei a "Funilaria Cardoso" apesar do nome, não tem nada de profissional, é apenas um passatempo com o objetivo de agregar modelos a coleção que não se acha para comprar, ou baseado em algum carro ligado a mim, meu primeiro modelo foi uma réplica do meu primeiro carro, um Chevette 1977, acabei gostando da brincadeira e tratei de customizar uma BMW 325, meu carro atual. Todas as minhas customs usam como base modelos que já existem no mercado, porém não na cor que eu quero ou com uma ou outra característica diferente. No caso das quatro miniaturas abaixo, utilizei a tinta automotiva com o mesmo nome da cor do modelo de verdade, e tentei deixar o mais parecido possível, com direito até a placa do modelo real.


                                                Dupla SS na escala 1/43 com direito  a placa do modelo real

Outra predominância na minha coleção de 1/43 são os modelos de Fórmula um, são quinze até agora, um deles autografado pelo Rubens Barrichello, que tive a oportunidade de conhecer posteriormente e pedir um autógrafo no meu modelo da Stock Car que o sagrou campeão da temporada de 2014.


 Miniatura do modelo que rendeu o quinto título na categoria para Cacá Bueno, autografado por ele


Pulando para a última escala, a 1/18, também andei me aventurando nas customs e garanti uma miniatura da minha 325i, também com direito a placa do modelo real, e personalização do interior. 


Por ser uma escala grande, ela permite um nível maior de detalhes, que enchem os olhos dos apreciadores, alguns modelos vão além na arte de detalhes, como é o caso do Rolls Royce Ghost  da marca Kyosho, que traz até os guarda chuvas embutidos na porta, como no modelo real, e não pára por aí, ele ainda tem quebra sol, retrovisores, apoios de braço, forro do teto solar, mesas atrás dos bancos dianteiros e porta objetos que podem ser movimentados, o modelo traz ainda as calotas centrais fixas (que deixam o duplo R da marca sempre voltado para cima) como no carro de verdade. 

 Rolls Royce Ghost - escala 1/18 da Kyosho


 Modelo traz até os guarda chuvas embutidos na porta



Outros modelos em particular são o Bugatti Veyron Grand Sport, da marca  Minichamps, que traz o teto removível, Pagani Huayra da marca GT Autos e a Ferrai 599xx Evoluzione, da marca Hot Wheels série Elite, todos possuem um nível impressionante de detalhes.

 Trio de Bugatti, EB 110, Veyron Grand Sport e o recém lançado Chiron

  BMW 850csi customizada por mim e i8

 Bugatti Veyron Grand Sport - Minichamps

 A saudosa Ferrari F50 da promoção Shell da década de 90

 Pagani Huayra da marca GT Autos





 BMW i8 que ganhou cintos de segurança personalizados por mim, para combinar com o modelo real

 BMW 335i da marca Paragon e M3 F80 com kit Competition da Norev

 Ferrari 599xx Evolution da Hot Wheels série Elite



                                                  Trio de recordistas mundiais de velocidade máxima

 BMW M3 E46 com rodas personalizadas por mim, importadas da Alemanha


Agradeço a visita.







Diego Cardoso tem 29 anos, funcionário público.
Seus Hobbies favoritos são fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros, sua câmera atual é uma Canon T3i
.
Ferrarista, seu modelo favorito é a Enzo Ferrari, mas não deixa de admirar outros modelos de carros em especial Muscles.

0 comentários :

Postar um comentário