sexta-feira, 27 de julho de 2012

Toyota Prius

Na manhã da última quarta-feira (25), a concessionária Toyopar reuniu a imprensa para a apresentação do Toyota Prius.
O Prius foi lançado em 1997 e está na sua terceira geração. Já foram vendidas mais de 2 milhões de unidades do carro no mundo e ele se tornou um ícone da sustentabilidade,sendo utilizado por vários artistas e até pelo Príncipe Albert II,de Mônaco.


image host image host image host image host image host image host

O carro é equipado com um motor 1,8 litro, à gasolina, que produz 99 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque e um motor elétrico com potência de 60 kW. Juntos, os propulsores desenvolvem 138 cv, que são transmitidos a uma transmissão automática continuamente variável (CVT). Seu consumo pode chegar a 25,5 km/l na cidade e ele vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e sua velocidade máxima é de 180 km/h, de acordo com informações do fabricante.

image host image host

Existem quatro modos de condução no carro, são eles:
Normal: O uso dos dois motores é otimizado de forma automática, alternando o uso de cada um de acordo com as condições de dirigibilidade.
EV (Electric Vehicle): Permite uma condução em baixas velocidades sem a utilização do motor a combustão até o término da carga da bateria híbrida. O modo EV é ideal para utilização em zonas urbanas e em trânsito pesado. Caso o motorista pressione o botão EV ou acelere repentinamente, ultrapassando os 40 km/h, o veículo volta ao modo Normal automaticamente.
ECO (Economy): Serve para otimizar o controle do ar-condicionado, visando o mínimo consumo de combustível. De acordo com a dirigibilidade e a temperatura ambiente, o modo ECO pode ajudar o motorista a obter uma redução no consumo de combustível entre 8% e 20%.
PWR (Power): Este modo modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o desempenho e o prazer ao dirigir. O modo Power oferece uma resposta máxima de aceleração até 25% superior, quando comparado com o modo Normal e é ideal para a realização de ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Esses comandos são de fácil acionamento e ficam localizado no painel perto câmbio.



image host image host image host image host image host image host image host image host


O painel de instrumentos do Prius oferece ao motorista três zonas de informações:
a) Informações de condução (velocidade, modo de dirigibilidade, transmissão),
b) zona de indicadores e alarmes, e
c) Eco-Monitor.

O Eco-Monitor foi desenvolvido para ajudar os motoristas a maximizar a eficiência de condução do sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota. O display inclui um monitor de energia que indica as condições de funcionamento do motor elétrico em tempo real e também o fluxo de energia despendido.
O Indicador do sistema híbrido mostra o uso do acelerador em tempo real e ajuda o condutor a modificar a forma em que conduz o veículo e pisa no acelerador com o propósito de maximizar a eficiência do consumo combustível.
Um monitor mostra o consumo de combustível e os resultados da recuperação energética em intervalos de um a cinco minutos, o que fornece ao condutor informação instantânea sobre a eficiência de combustível e o estilo de condução. Por sua parte, um monitor de registros mostra os dados de quilometragem e o consumo médio de combustível.
A 3ª geração do Prius incorpora um visor “Head Up Display” (HDU) que projeta informações chave sobre o veículo na base do parabrisas (a velocidade do veículo e o ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência de condução. O motorista pode consultar as informações sem desviar o olhar do caminho, sendo mais um fator que eleva o nível de segurança.
O modelo também está equipado com o sistema de visor tátil “Touch Tracer Display”, que permite ao motorista controlar diversos dispositivos do veículo sem necessidade de tirar as mãos do volante. Ao serem acionadas, as funções são apresentadas em um painel de instrumentos de fácil leitura.
 O design externo foi pensado de forma a ajudar na economia de combustível, seu principal destaque é a parte traseira, de formato bastante inusitado que mas que ajuda a reduzir a turbulência gerada pelo veículo. O carro é um sedã 4-portas “liftback” e tem as medidas de 4,46 metros de comprimento, 1,74 de largura, 1,51 de altura e pesa 1.390kg. Seu porta-malas acomoda 445 litros de bagagem
  image host image host image host image host image host

Um detalhe bem interessante no símbolo da Toyota,reparem que ele tem um contorno azul isso é pra mostrar que ele é híbrido.
Abaixo mais algumas informações sobre o carro.

Principais Características/ Equipamentos / Acabamentos
·      Sistema HSD (Hybrid Synergy Drive), que otimiza o funcionamento dos motores à gasolina e elétrico, oferecendo maior desempenho, baixo consumo de combustível e baixa emissão de poluentes;
·      Freios Regenerativos;
·      Faróis em LED;

·      Heads Up Display;

·      Direção Elétrica;
·      Smart Entry/Key Less Entry e Push Start Button;
·      Painel digital (informações: controle de áudio, temperatura, modo de direção e informações sobre consumo);
·      Ar-condicionado automático e digital;
·      Retrovisor interno eletrocrômico;
·      Ajuste elétrico dos retrovisores externos;
·      Bancos em couro;
·      Porta copos dianteiros;
·      Bancos traseiros rebatíveis.
       Descansa braço com porta copos;
·      CD Player com entrada Auxiliar;
·      Eco Drive Monitor (modos Potência, Ecológico e Elétrico);
·      Piloto automático (controle automático de velocidade);
·      Volante Multifuncional (controle de áudio e temperatura);
·      Rodas de liga leve R15”;
·      8 airbags (Frontal, frontal de joelhos, lateral e de cortina);
·      Controle de Tração e estabilidade;
·      ABS/EBD/BA

O Prius vem de série com três airbags frontais (para motorista, passageiro e para os joelhos do condutor), dois airbags laterais para os passageiros dianteiros e dois airbags de cortina, que cobrem as duas fileiras de assentos.

Especificações Técnicas

·      O Prius é equipado com uma transmissão continuamente variável do tipo eletrônica CVT, que possibilita infinitas relações de marcha e propicia ao condutor a potência necessária de forma imediata.

·      A partida do motor do veículo aproveita as funções do sistema de travamento central, dispensando a inserção da chave de ignição para o seu acionamento. Para ligar o motor, basta pressionar o botão “Power” no painel de instrumentos.

Meio Ambiente

O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:
·      95% do Prius é recuperável;
·      85% do veículo é reciclável;
·      95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados ;
·      A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada.

Agradeço a Toyopar Londrina pelo excelente atendimento e por passar todas as informações sobre o carro.




Marcus Vinícius tem 28 anos, trabalha como fotógrafo, mas seu grande sonho é trabalhar em alguma revista automotiva. Tem como Hobbies a fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros.
A câmera que mais usa é uma Canon T2i, mas também possui uma Kodak M853.
Curte muito Ferrari, mas admira as Lamborghini e gosta também dos carros tunados ou dos Muscles Cars e é louco por Fusca tunados.

0 comentários :

Postar um comentário