domingo, 28 de setembro de 2014

Subaru Impreza 2.0 e WRX

Lançado em 1993, o Subaru Impreza veio com dois objetivos: substituir o modelo Leone, fabricado de 1971 a 1994, e competir no Campeonato Mundial de Rally (WRC) já que o Legacy, que até então representava a Subaru na modalidade, não atendia aos novos padrões do campeonato.
Seguindo as tendências dos demais modelos da Subaru, ele já saia de fábrica com tração nas quatro rodas e motor boxer com opção de 1,6, 1,8 ou 2,0 litros, sendo este último o usado na versão WRX (ou GT Turbo), que com a adição do turbocompressor gerava 243 cv.
Poucos carros tiveram uma carreira de tanto sucesso em ralis como o Impreza e isso ajudou a  aumentar a fama do carro, cujo desempenho podia ser comparado a modelos como o Escort CosworthLancia Integrale e até o Porsche 968.
Lanternas traseiras com LEDS
Mas deixando de lado a história, chegamos a terceira geração do Impreza, apresentada em abril de 2007. Nela, o Impreza ganhava linhas mais arredondadas e algo que não havia em nenhuma das gerações anteriores, moldura nas janelas das portas, afim de melhorar a vedação contra ruídos. Porém sem dúvida o que mais chamou a atenção nessa geração, era que o carro agora passava a ter uma versão hatch, algo inédito para o modelo, que até então era vendido como sedã ou perua.
Os motores são os mesmos da geração anterior mas com algumas alterações de potência. São para as versões de entrada o 1.5 de 110 cv com 14,7 mkgf e o 2.0 de 150 cv com 19 mkgf, ambos aspirados e sendo o 2.0 o que equipa um dos modelos das fotos. O WRX é equipado com um 2.5 Turbo de 16 válvulas com intercooler que é capaz de gerar 230 cv e o leva de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, já o STI, que é uma versão ainda mais preparada do Impreza, conta também com um 2.5, porém este gera 310 cv, além de possuir câmbio manual de 6 marchas.
O modelo 2.0 é vendido geralmente com câmbio automático de 4 marchas, mas o das fotos possui câmbio manual de 5 machas, assim como o WRX.
Rodas de alumínio aro 17. O WRX vem de fábrica com pneus 205 Yokohama
Mantendo a tradição da marca, o Impreza possui tração integral permanente (AWD), além de freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD, que garantem máxima segurança e controle ao motorista.
No interior, o carro conta com airbags frontais, laterais e de cortina, cintos com pré-tensionadores para os ocupantes dos assentos dianteiros, cintos de 3 pontos para todos os ocupantes e isofix para cadeira de criança, sistema imobilizador e apoio de cabeça ativo para os bancos dianteiros. As diferenças no interior entre o 2.0 e o WRX se resumem aos bancos e ao conta giros. Os bancos dianteiros do WRX possuem formato concha e tem as siglas do modelo gravadas, o conta giros fica no centro do painel de instrumentos e tem um tamanho maior que o velocímetro.
Apesar de o interior ter um desenho simples, os materiais e o acabamento são de excelente qualidade, sendo muito superiores aos encontrados em carros nacionais.


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2.0                                                                  WRX 
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No exterior, é fácil reconhecer o WRX pela grande entrada de ar no capô. As saias nas laterais e nos para-choques dianteiro, e traseiro com difusor de ar, não são exclusivas do WRX, ja que podem ser encontradas como acessório para o 2.0.
Desenho com linhas que mesclam o agressivo com o elegante e chamam a atenção por onde passa
Desde o lançamento da terceira geração do Impreza, apenas a versão STI contava com um visual realmente diferente das demais, com para-lamas alargados, um grande aerofólio na traseira, para-choques e rodas exclusivas e quatro saídas de escapamento, mas isso mudou a partir de 2011, quando o STI ganhou um facelift no para-choques dianteiro e o WRX passou ser fabricado com os mesmos bodykits do STI, com isso as diferenças entre eles se resumiram ao interior, mecânica e as logos na grade dianteira e na tampa traseira. Além das mudanças estéticas, a potência do motor aumentou de 230 cv para 270cv.
WRX fabricado até 2010 (esquerda) e o fabricado a partir de 2011 (direita)

      imagebam.com imagebam.com      2.0 Sedã                                                           WRX Sedã
Aqui podemos ver os motores 2.0 aspirado e o 2.5 Turbo com intercooler em disposição Boxer, onde os 4 cilindros ficam em posição horizontal, assim como nos motores Porsche
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Avaliação


Tive a oportunidade de andar no WRX hatch desta matéria, que aliás conta com modificações como uma reprogramação de chip e filtro K&N, que elevaram a potência do motor de 210cv para cerca de 270cv. A volta teve direito a algumas aceleradas e curvas em alta velocidade.
O que posso dizer sobre o Impreza se resume em uma palavra: Incrível!

Logo ao entrar no carro se tem uma sensação de esportividade que remete a de carros como o Audi R8 devido a baixa posição dos bancos concha, então o motor é ligado e o ronco do Boxer Turbo acelera o coração de qualquer entusiasta, ainda mais considerando que ele estava sem o último silencioso do escapamento.

Então chega a hora de acelerar, e isso o Impreza sabe fazer bem. 
Com a tração AWD toda a potência do motor é transmitida as rodas e o carro acelera forte sem patinar, você pisa no acelerador, é pressionado contra o banco e em 6 segundos e 2ª marcha o carro já chega aos 100 km/h, 3ª marcha e se está em 140 km/h, então chega a curva e não é preciso diminuir muito a velocidade pois o carro literalmente gruda no asfalto e não perde seu traçado, o controle e a segurança transmitidas pelo Impreza são realmente impressionantes. Ele é basicamente um carro que você pode usar no dia-a-dia com conforto e ainda fazer bonito em track days, é ágil, potente, seguro e confortável, com um desenho bonito que o destaca por onde passa.Os únicos pontos negativos ficam por conta do consumo (7,3 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada) e pelo alto preço de peças e manutenção, no entanto, com uma rápida pesquisa na internet nota-se que 99% dos donos de Impreza dizem que só trocariam seu carro por outro Impreza ou por algum outro modelo da Subaru.



Opinião do dono: Reginaldo N.


Sou apaixonado pelo meu Impreza WRX , desde 2005 sonhava em ter um e quando realizei o sonho em 2012 a paixão virou amor eterno. Só troco se for por outro Impreza, WRX 2015 ou STI.
Sinceridade é um TANQUE de guerra ...
Muito potente, e por ser 4x4 SIMETRICAL não existe quase ninguém que saia mais rápido que ele (exceto GTr 515cv, ou outro subaru claro), Porsche, Bmw, Mercedes, Mitsubishi , Chevrolet, nenhum é tão rápido na arrancada!!! nem moto ...
100% estável , muito fácil de controlar e dirigibilidade excelente. Claro que tem seus contras, é bicudo, e isso pode ser problema para alguns, pois garagens ou finais de descidas a sua frente raspa um pouco ... DICA: Sempre tem que estar de olho no óleo do motor (cuidar como criança).***LUXO ELE NÃO TEM !!! O 2015 melhorou muito, mas fica atras de algumas montadoras nesse item!!! Os freios originais são fracos pra potência que tem(necessita upgrade).

A seguir um vídeo do Youtube que mostra a aceleração 0-100km/h de um WRX 2008:
           
           



Rival: Mitsubishi Lancer


A rivalidade entre esses dois modelos vem desde suas primeiras gerações, tanto nas pistas como nas ruas.
A versão do Lancer cujas características são mais semelhantes ao Impreza WRX hatch é o Sportback Ralliart, que oferece tração integral, motor 2.0 Turbo de 250cv, câmbio automatizado de 6 marchas e discos de freio ventilados na dianteira e sólido na traseira.
Faz de 0 a 100km/h em 7,1 segundos, com  velocidade máxima de 210km/h.
Os preços, com base na tabela FIPE para o Lancer Sportback 2012 é de R$109.625,00 e para o Impreza WRX também 2012 é de R$105.553,00.                                   


Já para concorrer com o Impreza 2.0 temos o Lancer GT AWD 2.0, que com exceção da Ralliart e Evolution é  única versão que possui tração integral. Conta com itens como rodas aro 18, sistema de entretenimento com DVD/GPS/Bluetooth, TCS, ESP, sete airbags, faróis de xênon com lavador, sensor de chuva/faróis, ar condicionado automático, retrovisor eletrocrômico, pedais esportivos, entre outros. O motor tem 160 cv e o câmbio é o CVT de 6 marchas. O desempenho dessa versão é o pior de toda a linha Lancer, com 0 a 100km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 193 km/h. O preços para os modelos 2012 ficam em R$ 83.350,00 para o Lancer e R$ 40.031,00 para o Impreza na versão automática.



Mais algumas fotos:

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Para conhecer toda a história do Subaru Impreza clique aqui.





imagebam.comDaniel Bicalho tem 16 anos, é estudante e seu objetivo é ser piloto de aviões.
Fotografa carros desde 2010 e atualmente utiliza uma Fujifilm S4800.

Gosta de tudo que tenha quatro rodas, principalmente os 4x4.

Um comentário :

  1. Estou avaliando a possibilidade de um Impreza 2.0R AT 2010 ocupar minha vaga de garagem. Na minha opinião, o único problema deste carro em específico, no motor 2.0 aspirado, é a falta de reprogramação da central (central Hitachi bloqueada) e falta de "receitas de bolo" para aumentar a cavalaria e torque. Ótima sua matéria e espero num futuro não muito distante brincar num WRX :)

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