terça-feira, 1 de outubro de 2013

Descarbonização de motor - Brother Auto Service


Você sabe o que é descarbonização de motor?
Descarbonizar o motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão resultantes da queima de combustíveis fósseis (Gasolina/Diesel), mais acentuado em motores sem gerenciamento eletrônico de injeção de combustível. O etanol também gera carbonização, porém em menor grau.
image host image host image host 

                Mecênico realizando o processo de descarbonização em um motor Mercedes Benz V6
A queima sucessiva de óleo lubrificante (Por mais perfeita que seja a vedação dos anéis, sempre há óleo no sistema de compressão/explosão, vulgarmente conhecido como cilindro/pistão ), gera carbonização de válvulas, cabeças de cilindro, cabeçotes, e a sua incandescência devido à temperatura da explosão anterior, pode fazer com que a mistura Ar/Combustível inicie um processo de detonação antes da ignição da vela. À este processo errôneo de detonação, chamamos de "Pré-Ignição" que pode vir a danificar varias partes do motor, especialmente a cabeça do cilindro, muitas vezes furando-o ou fundindo-o com a camisa.
Mecênico realizando o processo de descarbonização em um motor Mercedes Benz V6
O Processo de descarbonização é relativamente simples em todos os sistemas (Carburados e injetados). Usa-se um produto específico chamado de "Flushing" ou purgante, que com o motor em funcionamento é liberado junto ao combustível, próximo à linha de alimentação do motor. Em contato com o combustível ele se dilui e é aspirado pelas câmaras de combustão ( Pistão indo do PMS ao PMI ) e detonado pelas velas de ignição... O resultante do uso do "flushing", é que o carbono aderido nas peças citadas, vai aos poucos se desprendendo "desmanchando" pelo processo químico exercido pelo produto de limpeza, muito parecido com um "detergente" que vai dissolvendo a gordura da louça, mas nesse caso é o carbono ou carvão é que vai sendo dissolvido e definitivamente "queimado" em conjunto com o produto e combustível, promovendo a limpeza do conjunto motriz superior.
image host image host image host
Já a parte de baixo, entendida como árvore de manivelas, cárter, bomba de óleo, necessita de um óleo especial, com poder detergente para que seja limpa, sempre em conjunto com a limpeza da "rede" do pescador do cárter, que pode entupir-se e impossibilitar o perfeito funcionamento da bomba de óleo e danificar/fundir o motor.
image host image host image host

                                              Alguns dos veículos atendidos pela Brother Auto Service
Todos os processos citados acima, devem ser executados/supervisionados por profissionais competentes e habilitados para tal. Esses profissionais podem ser encontrados na Brother Auto Service, que tem plena capacidade em realizar tal serviço (principalmente em modelos importados).
Range Rover Freelander com a frente desmontada


Um comentário :

  1. Boa tarde
    meu carro estava com aneis ruins segundo o mecanico ( fiat punto ) levei no centro automotivo para trocar os pneus e fiz a descarbonização , em menos de 1.000 kilometros zerou todo oleo , nao deixei faltar oleo e indo ate o auto centro o motor expludiu , saindo fumaça e fazendo uma trilha de oleo no asfalto ! Segundo me disseram nao era para isso acontecer assim
    o que pode ser ?

    ResponderExcluir