quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ferrari 355 F1 Berlinetta


Dona de um design clássico e que parece não envelhecer, mesmo passados quase 20 anos do lançamento a F355 ainda tem um desempenho respeitável, fazendo de 0 a 100 km/h em 4,7s e velocidade máxima de 295 km/h. Isso graças ao motor V8 central  de 3,5 litros (3 496 cm³), com cinco válvulas por cilindro (eis a origem do nome), cuja potência é de 380 cv. Durante algum tempo, foi o motor aspirado com a maior potência específica do mundo, rendendo 108 cv/l, além disso possui um dos mais belos roncos já criados, que pode ficar ainda melhor se usado um sistema de escapamento Tubi ou Capristo.
 Além da coupé, também existem F355 nas versões targa (GTS) e conversível (Spider), essa foi a primeira Ferrari a ser equipada com câmbio semi-automático, com trocas através de borboletas atrás do volante, no caso, ela perdia o F do nome, passando a ser designada 355 F1 Berlinetta, 355 F1 GTS ou 355 F1 Spider. Também foi o último modelo inteiramente novo da marca lançado com os faróis escamoteáveis, os próximos lançamentos possuíam faróis fixos, em nome de uma aerodinâmica melhor e mais segurança, em caso de atropelamentos.
Durante seu seis anos de produção, a F355 sofreu algumas pequenas modificações. A principal delas foi na central eletrônica, inicialmente uma Bosch Motronic 2.7, seguida pela Motronic 5.2, as demais mudanças foram no sistema de freio. Uma particularidade é quanto ao volante, de três raios em 1994, sendo substituído por um modelo de 4 raios a partir de 1995.

















Texto: Delfino Mattos



Diego Cardoso tem 25 anos, funcionário público, mas seu objetivo é trabalhar na área de Engenharia Elétrica.
Seus Hobbies favoritos são fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros, sua câmera atual é uma Fujifilm Finepix S4000, mas utiliza também uma 
Fujifilm Finepix J10.
Ferrarista, seu modelo favorito é a Enzo Ferrari, mas não deixa de admirar outros modelos de carros em especial Muscles.

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